top of page

Unidade na Diversidade

Atualizado: 21 de abr. de 2022




Univérsica porque vem de Universo, Unidade na Diversidade. Não se sustenta por um único sistema filosófico, também não separa filosofia de religião, o pensamento dos filósofos e as lições dos avatares são aceitos como outros tantos afluentes do Amazonas da Filosofia Univérsica, ser filósofo é ser religioso, é ser cientista, é ser ocultista.

Unidade com a mais alta Diversidade: simples de entender como observar a luz atravessando um prisma.


Acreditar que um único sistema filosófico-religioso é o verdadeiro, é visto como monotonia. É como acreditar que apenas uma cor deste espectro seja de origem diferente e privilegiada, enquanto as cores restantes são de origem duvidosa ou maligna, quando no fim todas as cores (diversidade) provém de uma única origem (unidade).

Não é uma colcha de retalhos como dizem alguns eclesiásticos, mas uma bela sinfonia que abrange a mais alta diversidade de notas, que sabe explorar os mais diversos timbres, dos mais diversos instrumentos. Do que seria a quinta de Beethoven tocada apenas por um tímpano afinado em uma só nota?

Unidade sem diversidade é monotonia; diversidade sem unidade é caos; unidade com diversidade é harmonia. (Rohden)


Platão, Aristóteles, Descartes, Kant, Spinoza, Hegel, Bergson ; o Caibalion, os Vedas, a Bhagavad Gita, O Evangelho ; as escolas empírica, metafísica, racionalista, idealista, existencialista – tudo isto é aceito na Filosofia Univérsica como inúmeras doutrinas individuais integradas no grande Todo e inter-relacionadas entre si, entretanto, nenhuma dessas pessoas ou doutrinas pode continuar a servir de base ou meta final ao pensamento filosófico, há que se buscar um alicerce mais sólido que não seja a variável mentalidade humana.


Alexander Zalmanov, médico e escritor (prêmio Nobel de medicina em 1920), expõe em seus livros, 75 sistemas filosóficos ocidentais dos quais ele acreditava que jamais teve o menor benefício à humanidade, um tanto quanto radical, Zalmanov ainda afirmaria que tais sistemas filosóficos são meros produtos do cérebro humano. Mas nem por isso devemos confiar nas suas opiniões, nem mesmo apenas nas visões de Huberto Rohden, pois faria desta filosofia mais uma vertente sectária ou dogmática, algo que já existe aos montes…


Fabio Almeida

25 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page