Tao: Ceder para Crescer


Verso 22 – CEDER PARA CRESCER

O incompleto será pleno. O torto será endireitado. O vazio será preenchido. O consumido será renovado. Possuir pouco é grande aquisição. Possuir muito é grande erro. Por isto, Sábio, abraça a unidade e esquece de si mesmo. Sua presença é modelo para todos os homens. Não se exibe, por isso resplandece. Não se vangloria, por isso sobressai. Não se jacta, por isso lhe é dado o mérito. Não se glorifica, por isso é enaltecido. Porque não rivaliza com ninguém, ninguém pode lutar com ele. Os antigos disseram: “O que é metade deve retornar a totalidade. Sê humilde e permanecerás inteiro”. Podem, estas palavras, considerar-se vazias? Tao Te King – Albe Pavese (Ed. Madras)

O que é imperfeito será perfeito; O que é curvo será reto; O que é vazio será cheio; Onde há falta haverá abundância; Onde há plenitude haverá vacuidade. Quando algo se dissolve, algo nasce. Assim, o sábio, Encerrando em si a alma do Uno, Se torna modelo do Universo. Não dá importância a si mesmo, E será considerado importante. Não se interessa por si mesmo, E será venerado por todos. Nada quer para si, E prospera em tudo. Não pensa em si, E é superior a tudo. E, por não ter desejos, É invulnerável. Por isto, há muita verdade No velho ditado: Quem se amolda é forte. É esta a meta suprema Da vida humana. Tao Te Ching – Huberto Rohden (Ed. Martin Claret)

Comentários de Huberto Rohden: Estas palavras são quase uma paráfrase da sabedoria de Paulo de Tarso: “A fraqueza de Deus é mais forte que a força dos homens; a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria dos homens… quando sou fraco, então sou forte… Eu morro todos os dias, e é por isto que eu vivo”. Corresponde também às palavras do Nazareno: “Quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas quem perder a sua vida, por minha causa, ganhá-la-á.” É o princípio da homeopatia cósmica: quanto menor é a quantidade, tanto maior é a qualidade. É a alma da Cosmoterapia.

#Tao #taoísmo

0 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo