Resumo de termos Astrológicos [Update]

Atualizado: 9 de abr.

Elaborei este pequeno resumo de termos Astrológicos. Inclui aqui todos os termos mais comuns usados em Astrologia Hermética. Signos Energias e os 12 Signos Nossa realidade é baseada em um conceito dual de energias que se complementam, que os orientais chamam de Yang e Yin, positiva e negativa, masculina e feminina, penetrante e penetrada, luz e sombra, calor e frio, etéreo e denso e por ai vai.

Se imaginarmos que no início dos tempos a energia primordial dividiu-se em duas (Yin e Yang). Mais tarde, estas duas energias dividiram-se novamente, originando 4 energias: Fogo (espírito, yang-yang), Água (emoção, yang-yin), Ar (razão, Yin-Yang) e Terra (físico, Yin-Yin). Como as combinações yin-yang e yang-yin estão em um mesmo nível de energia (que chamamos de mente, um meio termo entre corpo e espírito, formada pela razão e emoção), os ocultistas dividiam o nosso corpo em três partes (corpo, mente e alma).

Simples até agora? Bem… com uma terceira divisão, considerando apenas 3 “patamares” energéticos (que os astrólogos chamam de Fixo (terra), Cardinal (Fogo) e Mutável (ar, água), chegamos a 12 energias diferentes que agem sobre o ser humano (observe a imagem que eu fiz para uma melhor compreensão). Deste pequeno gráfico chegamos à divisão dos signos em 4 grupos: Fogo (Áries, Leão e Sagitário), Água (Câncer, Escorpião e Peixes), Ar (Aquário, Gêmeos e Libra) e Terra (Capricórnio, Virgem e Touro). Outras pessoas preferem agrupar estas energias em 3 categorias: Cardinal (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio), Mutável (Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes) e Fixo (Touro, Leão, Escorpião e Aquário) mas na verdade, tanto faz.

Então o que chamamos de Áries, na verdade, é o Fogo aplicado no espírito: representa a energia mais agressiva do Zodíaco, seja físicamente, espiritualmente, impulsivamente. É a mais rápida, mais elétrica, mais impulsiva e mais agressiva das energias. O signo de Touro, por outro lado, é a Terra aplicada ao Plano Físico: A energia mais lenta e estável. Representa o trabalho duro e constante, a lentidão, a estabilidade, o acumular, encorpar, possuir. É a energia mais materialista do zodíaco. O signo de Gêmeos é o Ar aplicado à mente: a energia que representa comunicação; novas experiências, novas sensações, habilidade com palavras, frases, familiaridade com a escrita e a leitura, vontade de viajar e experimentar sensações diferentes. É o signo mais inquieto do zodíaco. O signo de Câncer é o elemento Água aplicado ao Espírito (cardinal), o lado emocional mais inflamado de todos. Câncer é sinônimo de mãe, de lar, de poesia, dos sentimentos extravasados. Energia que ronda as artes, a poesia e a pintura, além de todas as formas de expressar, tocar e extravasar os sentimentos. É o signo do apego emocional.

Leão é o elemento fogo aplicado ao físico. Alia a criatividade com o brilhar do sol, mas sua energia lida basicamente com aparecer mais do que os outros elementos (manifestar-se no físico). A Criatividade nada mais é do que uma forma de dizer “eu sou melhor do que vocês”. está diretamente ligada com a capacidade de aparecer em público e também com marketing e publicidade.

Virgem é o elemento Terra aplicado no Plano mental: Virgem é o signo neurótico, metódico, higiênico e preciso. “Um lugar para cada coisa, cada coisa no seu lugar”. Pensamento racional, técnico e cético.

Libra é uma energia do Ar voltada para o espírito. É o intelecto atuando no mundo espiritual. São energias que compreendem os outros ao redor e sabem trabalhar bem com as palavras para fazer com que os outros façam aquilo que você deseja. A capacidade de enxergar as necessidades dos outros. É um signo que lida com tranquilidade, beleza e equilíbrio.

Escorpião é um signo interessante. Sua essência, o elemento Água voltado para o plano Material, faz com que esta energia trabalhe os sentimentos aplicados na prática. São especialistas em tomar conta das coisas dos outros; os melhores políticos, CEOs e magistas. É um signo extremamente competitivo e ciumento. Regido por Marte, da mesma forma que Áries, só que a competição aqui ocorre no plano emocional.

Sagitário é a energia da síntese. Fogo aplicado ao Plano Mental; o espírito aplicado à filosofia. Esta energia é capaz de enxergar padrões ao seu redor e aglutiná-los em uma lógica. São os melhores professores, estudiosos, acadêmicos, legisladores e comediantes, pois conseguem perceber as idiossincrasias ao redor e trabalhar com elas de acordo com a necessidade. Por conta disso, também são teimosos e com tendências ao fanatismo (que nada mais é do que uma face desta teimosia).

Capricórnio é a energia da disciplina. Terra aplicado ao Plano Espiritual. A capacidade de ordenar pessoas, disciplinar (ou disciplinar-se) e seguir regras e hierarquias. São estrategistas e militares.

Aquário trabalha com a energia do Ar voltada para a Matéria. São os espíritos livres, os inventores, os membros do Greenpeace; aqueles que trabalham fora da caixa. Possuem a energia mais libertária e indisciplinada do zodíaco.

Peixes, o plano astral. Água trabalhando no plano Mental. As emoções manifestando-se na mente da pessoa. São as pessoas de pensamento mais místico, mais intuitivo e de maior contato com o “outro mundo”. Inclui tendências para a arte, mediunidade e inspiração divina. Também estão mais propensos a fuga da realidade e depressão.


Casas São as posições relativas dentro do Mapa Astral. Casa 1: A casa do Eu, do Self, Projeçao pessoal e aparência. Casa 2: valores, auto-estima, finanças, bens e segurança. Casa 3: Viagens, redes locais, comunicação e expressão, irmãos. Casa 4: fundação, família, mãe, ambiente doméstico. Casa 5: auto-expressão, ego, criatividade, exposição, marketing pessoal, diversão. Casa 6: Trabalho e saúde. Casa 7: parcerias, casamento, relacionamento com outras pessoas. Casa 8: recursos dos outros, o mundo desconhecido, magia. Casa 9: filosofia de vida, estudos academicos. Casa 10: ambições, disciplina, autoridade, carreira. Casa 11: Afinidades sociais, grupos, amizades, ONGs. Casa 12: preocupação com o social, altruísmo, o transcendente.


E finalmente, os Aspectos: Conjunção: fusão das energias planetárias. As energias atuam juntas. Oposição: energias complementares, que podem estar em conflito se não forem trabalhadas. Trígono: relações harmoniosas de energia. Quadratura: energias conflitantes, que tendem a se atrapalhar. Sextil: recursos mentais harmônicos. Quincúncio: falta de integração, impulsos negativos. Semiquadratura: tendências de atrapalhar e trabalhar o aspecto egoísta da combinação.


30 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo