top of page

Pequeno ensaio sobre o ego

Atualizado: 30 de abr. de 2022


"O ego é o pior inimigo do Eu, mas o Eu é o melhor amigo do ego... O ego é um péssimo senhor, mas é um ótimo servidor."

- Senhor Krsna

O Ego é a mascara que usamos para interagir com o mundo, a essência necessita de um veículo para manifestação, assim como a alma habita a corpo, sendo seu veículo de interação na matéria.

Podemos ser negligentes com o corpo, e permitir que as necessidades dele ditem nossos comportamentos, podemos ser negligentes com o ego e passar a agir com base nas necessidades do mesmo. Se não destruímos nosso corpo por não corresponder as nossas expectivas e sim o transformamos, porque não fazer o mesmo com o ego ?

O ego deve ser um passageiro, conduzido pela essência no veículo da manifestação.


O que pode acontecer é que a essência por ser paciente e compreensiva, permite que o ego fique ditando os caminhos palpitando, gritando com as pessoas do lado de fora do carro, ele é quem interage, mas não deveria conduzir.

Um dos problemas do ego é que por ser máscara ele dificilmente é verdadeiro, e em não sendo verdadeiro carece de coerência, impossibilitando que ele realize um bom trabalho por si só. Ele não pode cumprir seu papel com eficiência pois não sabe QUAL é seu papel, nunca estara satisfeito, enquanto for senhor.

Ele não sabe o que quer, e quando sabe isso logo muda, seu instinto primário é sobrevivência, tem medo de perder o posto, para ele perder o posto é morrer. Qualquer agressão, existente ou imaginária sofrida por ele põe em risco sua autoridade, pois sua autoridade não é natural, não foi conquistada e sim usurpada de uma consciência sonolenta, desatenta e incoerente. O ego sofre de uma enorme síndrome do pequeno poder.

Por isso o ego é irresponsável, é uma corrente de forças que se transforma a cada minuto, buscando o controle, brigando consigo mesmo, tentando desesperadamente sobreviver, lutando contra inimigos invisíveis e ameaças inexistentes.

"Coitado do ego, só faz o que lhe permitem fazer, é deixado sem amparo, sem ajuda e sem direção. Depois de anos sendo criado sem nenhum controle colocam nele toda a culpa e querem mata-lo. E ainda acham ruim quando ele não se entrega sem luta."

Uma das formas de colocar a essência de volta no volante e fazer o ego trabalhar por você é transformá-lo de senhor em servidor. Ao invés de berrar a direção para o condutor, ganhando no grito, ele deve passar a obedecer, usando a metáfora do carona, estamos nessa estrada da vida e muitas vezes podemos nos perder, o ego deve então a pedido da essência, pedir orientações para alguém que possa ajudá-los alguém que já passou por aquele caminho, a essência é quem determina se aquela informação é boa ou ruim, afinal ela sabe para onde quer ir. O ego pode ir ajudar indo até a loja de conveniência. comprando mantimentos para a viagem, pode checar as condições do veículo, sempre sob a supervisão atenta e zelosa da essência.

Como isso funciona na prática ? Muito Simples, mas não muito fácil.

Escolha um período de tempo curto, seja humilde, algo em torno de 5-10 minutos, menos se for necessário. Experimente nesse ínterim tornar-se um servo. Entenda isso como uma expressão da essência, coloque-se numa posição de subserviência ao mundo, faça o que lhe for pedido, sem questionar, sem reclamar, sem refutar, faça da melhor forma possível dentro de suas hablidades. Voce estará desativando por alguns minutos a função reativa do ego, que é infinitamente mais rápida, em nosso estágio de consciência, do que as faculdades superiores.

Porque ser servo ? Porque os reis são servos de seus súditos, os santos são servos de todos os homens e o messias é um servo do Kosmos.

Servindo ao outro você abre um canal para seu ego servir a sua essência, é um treinamento pesado, como um exercício do BOPE, que vai permitir que vocÊ sirva a si mesmo sem tanta resistência. Quem está trabalhando é o ego, esse é um treinamento de adequação, ele descobre que servir ao próximo não o faz deixar de existir, simplesmente se adequar a uma nova situação e a essência vai encontrar um carona muito mais eficiente para levar ambos ao vosso destino.

É dificil a princípio servir de coração, mas quando assim o for será muita mais fácil e prazeroso.

Por fim se você servir bem e servir sempre e servir de coração, as tarefas que lhe forem passadas irão se transformar. Até que o prórpio D´us se manifeste através de seus atos, pois você se tornou o veículo da presença no mundo.

Mas comece com 5 minutos.

Chay !

47 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page