top of page

Mapa Astral de Raul Seixas

Atualizado: 4 de mai. de 2022


Normalmente eu posto os mapas na data de aniversário, mas dessa vez acabei perdendo o prazo. O aniversário do Raulzito não dava pra deixar passar, então com um pequeno atraso, segue a análise do Mapa do maluco beleza.

Raul Santos Seixas (Salvador, 28 de junho de 1945 — São Paulo, 21 de agosto de 1989) foi um cantor, compositor, produtor e músico brasileiro, é considerado por muitos o maior representante do rock brasileiro.


Seu gosto musical foi se moldando: primeiro, no rádio, acompanha o sucesso de Luiz Gonzaga (que era maçom), e nas viagens, onde acompanha o pai, ouve os matutos desfiarem repentes - e esta "raiz" nordestina nunca o abandonara. Porém, logo Raul Seixas conheceu um estilo que influenciou muito sua vida: o Rock'n Roll. Raul teve contato com o Rock através do consulado norte-americano, que ficava próximo de sua casa. A partir daí, foram muitas horas diárias na loja "Cantinho da Música", ouvindo discos de rock e várias sessões nos cinemas, onde passou a apreciar as performances de Elvis Presley, de quem torna-se fã. Tão fã que chega a fundar o "Elvis Presley Fã-Clube de Salvador". Sempre gostou também de clássicos do rock dos anos 50 e 60.

Juntamente com alguns amigos de Salvador, monta um conjunto, "Os Relâmpagos do Rock", a primeira banda de Salvador a utilizar instrumentos elétricos. Mais tarde, a banda muda de nome, passa a se chamar "The Panters", e por último "Raulzito e os Panteras". Fazem shows pelo estado em bailes e festinhas e até mesmo para um público de duas mil pessoas no Festival da Juventude. Mas o sucesso da banda não ultrapassava o eixo baiano, fato que aborrecia Raul. A decepção com o mundo artístico foi reforçada pelo namoro com a americana Edith Wisner. A pedidos do pai da garota - que era pastor protestante - Raul abandona a carreira musical.

Paulo Coelho, então em contato com Marcelo Ramos Motta, tomava suas primeiras instruções sobre Aleister Crowley e a Lei de Thelema. O fascínio pela filosofia desenvolvida pelo controvertido mago Inglês, não tardou a contagiar o promissor jovem escritor que, logo em seguida, a apresentaria a Raul Seixas. A vida e a obra dos dois foram fortemente marcadas por este período.

Motta, então, escreve para um de seus discípulos, pedindo para que este se responsabilizasse pelo desenvolvimento de Paulo Coelho, tanto na AA quanto na sua particular versão da OTO. Marcelo Motta também comporia algumas músicas em parceria com Raul Seixas e Paulo Coelho. Entre as mais famosas estão as belas "A Maçã", "Tente Outra Vez" e "Novo Aeon".

No ano de 1974, Raul Seixas e Paulo Coelho criam a Sociedade Alternativa, uma sociedade baseada nos preceitos do bruxo inglês Aleister Crowley, onde a principal lei é "Faze o que tu queres, há de ser tudo da Lei". Em todos os seus shows, Raul divulgava a Sociedade Alternativa com a música de mesmo nome. A Ditadura, então, através do DOPS (Departamento de Ordem Política e Social) prendeu Raul e Paulo, pensando que a Sociedade Alternativa fosse um movimento armado contra o governo. Depois de torturados, Raul e Paulo foram exilados para os Estados Unidos. No entanto, o seu LP Gita gravado poucos meses antes faz tanto sucesso com a música "Gita", que a Ditadura achou melhor trazer os dois de volta ao Brasil para não levantar suspeitas sobre seus desaparecimentos.

A partir do ano de 1978, começa a ter problemas de saúde devido ao consumo de álcool, que lhe causa a perda de 1/3 do pâncreas.

Na manhã do dia 21 de agosto de 1989, Raul Seixas foi encontrado morto sobre a cama pela sua empregada Dalva, por volta das oito horas da manhã, vítima de uma parada cardíaca: seu alcoolismo, agravado pelo fato de ser diabético, e por não ter tomado insulina na noite anterior, causaram-lhe uma pancreatite aguda fulminante.

-----------------

O Mapa de Raul Seixas possui Sol, Mercúrio, Saturno e Caput Draconis em Câncer na Casa 12, com uma lua bem posicionada em Aquário (alguém tinha alguma dúvida disso?) e ascendente em Leão (o perfil facilitador dos artistas que não têm medo de se expor aos outros (atores, compositores, cantores). Suas aspectações mais fortes, no entanto, estão no Planeta Vênus (em Touro) com Mercúrio (Câncer). Liz Greene escreve sobre esse sextil: "O aspecto sextil é favorável e estimula sua capacidade de aprender com a experiência. Você é uma pessoa muito versátil e combina bom senso com bom gosto e capacidade para transmitir informações de maneira agradável. O sucesso chegará quando trabalhar com qualquer tipo de comunicação. Você pode superar-se nas artes ou na oratória.".

O Mapa mostra uma pessoa com facilidade para as artes, com seu íntimo totalmente dedicado à liberdade. A quadratura de 1,34 graus de sua Lua com Marte (em Touro) garante que, apesar de "maluco beleza", Raul tinha os pés no chão e sabia muito bem cada passo que dava. Sua Verdadeira Vontade estava direcionada também para as artes, em levar ao mundo uma mensagem voltada para a igualdade. Netuno, a espiritualidade, em Libra, formando um trigono com a Lua em Aquário de Raul representa muito bem os preceitos da "Sociedade alternativa" que levavam em conta o "Faz o que tu queres há de ser o todo da Lei" onde cada pessoa enxerga e respeita as liberdades das outras.

Muito bacana este mapa. Mais um exemplo do que pode ser conseguido quando a pessoa desenvolve a missão para qual veio neste planeta.

815 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page