Maiores ganhos nas bolsas ocorrem em ciclos lunares

Atualizado: 9 de abr.

Deve ser coincidência, claro… Na tentativa de encontrar a lógica do mercado financeiro, uma pesquisa da consultoria Macquarie mostra que os maiores ganhos com investimentos em ações ocorrem nos dois dias que marcam a passagem de um ciclo lunar para outro, conforme publicado pelo jornal Times.


“Utilizando dados de diversos índices desde 1988, fica claro que uma forte onda de ganhos pode ser vista na mudança do mês lunar. (…) Dos 32 mercados examinados, todos mostraram retornos positivos maior que a média na passagem do mês lunar… e, em algumas praças, os ganhos médios durante o resto do mês ficaram abaixo ou perto de zero”, afirmou o estudo. O ciclo lunar corresponde a uma volta da Lua ao redor da Terra, que dura aproximadamente 29,5 dias. A influência do satélite natural em diversas áreas da atividade humana é conhecida há séculos, principalmente em culturas orientais, mas encontra poucos fundamentos científicos.


O estudo da Macquarie envolveu 14 analistas sêniores em cinco centros financeiros mundiais e utilizou 32 índices acionários. Segundo o Times, os analistas chegaram à conclusão de que os ganhos médios foram ligeiramente superiores durante a Lua Nova (início do ciclo lunar), em todos os mercados pesquisados.

A consultoria também apontou outros estudos que relacionam o mercado financeiro a fases lunares. Recentemente, a consultoria CLSA afirmou que o estouro da crise de crédito global em 2008 foi previsto por um ciclo lunar. Segundo eles, o pânico começou no 27º dia do sétimo ciclo lunar – a mesma fase teria marcado as crises de 1929, 1987 e 1997.


No entanto, o estudo da Macquarie ressalta que dificilmente os investidores vão adaptar suas estratégias de negócios de acordo com os resultados da pesquisa e que a relevância da teoria lunar no mercado financeiro é pouco mais poderosa do que apostar que boas ações apresentam bons retornos à longo prazo.


11 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo