top of page

Jesus, o Ateu e o Bombeiro

Observando a série de imagens belíssimas feitas pelo artista Stephen Sawyer e o mimimi geral dos ateuzinhos e crentes mais ortodoxos no twitter, cheguei à conclusão de que realmente é necessário um "algo mais" para que uma pessoa possa se considerar um ocultista ou alquimista.


A reclamação dos crentes católicos era que "é um absurdo que retratem Jesus fora da Cruz ou em uma situação onde ele não esteja sofrendo, porque isso seria ignorar que ele morreu pelos nossos pecados". O mimimi dos ateus era "olha que absurdo colocarem um fantasma de Jesus guiando o bombeiro, essas coisas não existem! é um amigo imaginário do bombeiro". Os evangélicos gostaram da imagem, mas certamente acham que ela deve ser algo literal.


Nenhum deles teve a capacidade de se aprofundar além do óbvio. Ou acreditavam naquilo literalmente ou achavam que era algo absurdo e sem sentido. Será que só um alquimista têm capacidade para se aprofundar e enxergar a beleza simbólica da imagem?


Uma das coisas que debatemos no Podcast do Descontrole (não acredito que você ainda não escutou!) foi a origem dos símbolos como forma de expressão do inefável, ou daquilo que não possui descrição. Estados emocionais ou sentimentais que estão em um patamar mais avançado de entendimento do que a língua ou símbolos.

Quando observo esta imagem, vejo um Bombeiro realizando sua Verdadeira Vontade e, como ele faz aquilo que ama, ele entra em comunhão com o Universo e se torna não um corpo, mas um veículo da realização de algo maior e mais importante, tal qual o Mago, nos Arcanos do Tarot, independente da sua religião ou falta de.


Estando diante de sua Verdadeira Vontade, o bombeiro se aproxima de Tiferet, a Beleza, e torna-se algo maior que ele, o Xristos. Esta sensação de estar completo e realizado não pode ser descrita em palavras; só alguém que ama aquilo que faz é capaz de entender isso.


É realmente uma pena que os pastores vão se utilizar de uma imagem tão bela para alimentar sua máquina de dízimos, deturpações e controle da mente das pessoas. E os ateus fundamentalistas vão se privar de uma bela inspiração artística. Resta aos ocultistas observar através do óbvio.


PS: a inclusão da Árvore da Vida na imagem foi idéia minha.

198 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page