top of page

Exercício de Respiração

Atualizado: 16 de abr. de 2022


O estudo dos ciclos predispõe a mente a uma forma de conceber o tempo de maneira diferente, não linear, senão circular, engrandecendo assim nossa percepção, nosso espaço consciente, universalizando-o. O ciclo binário, e sua potencialidade criativa (4 = 2*2), é o que conforma qualquer ciclo quaternário de ida e retorno e a ele trataremos de adequar nossa respiração. EXERCÍCIO RESPIRATÓRIO:

a) Sente-se cômoda e corretamente. Faça-o à oriental (com as pernas cruzadas debaixo das cadeirinhas; posicão de lótus), ou à ocidental (retamente numa cadeira), é muito importante conservar a vertical.

b) Uma vez relaxado, feche seus olhos e imagine um círculo, com seu ponto central destacado e sua circunferência. Melhor ainda, se possível, construa previamente esta figura em papel, cartão ou outro material e a observe fixa e atenciosamente durante alguns minutos. Logo, com os olhos fechados, projete-a sobre um fundo imaginário. Concentre-se alternativamente sobre o ponto central e a circunferência. Sinta pouco a pouco o fluir de sua respiração.

c) Figure-se que é você o ponto central de uma circunferência gigantesca. Esse círculo é uma esfera, e você é o centro e o eixo dela. Com sua respiração ela se contrai e se dilata, desce e ascende a energia, e se escurece e clareia essa esfera ao ritmo respiratório.

Isto é tudo por agora. Tomem-se entre 15 e 30 minutos ao todo para efetuá-los. Não é conveniente fatigar-se. Não se ponha demasiado eufórico ou se desanime pelos resultados obtidos. A persistência diária é necessária e o melhoramento neste treinamento é progressivo.

39 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page