top of page

Doutor Estranho, a Kabbalah e a Semiótica

Atualizado: 19 de mar. de 2022


Comecei a escrever o post sobre o filme do Dr. Estranho e alguns amigos me enviaram este link a respeito do cartaz do filme, feito pelo Designer Walter Mattos e ele conseguiu fazer na forma de um vídeo e ficou bem melhor do que eu conseguiria só com textos e imagens, então aqui está o vídeo para vocês aproveitarem.


Apesar do Walter não ter colocado no comentário dele a respeito das Cores, o LARANJA (Hod) e o AZUL (Chesed), as cores principais do Poster, traçam o Caminho do APRENDIZ (Hod) até o MESTRE (Chesed), passando por Tiferet na Iluminação, que é a própria Jornada do dr. Stephen Strange dentro do Templo de Kamataj.


O Poster também está mantendo o design central da Árvore da Vida, com as 4 Torres representando as 4 Esferas ao redor de Tiferet, o círculo central com o Mago. Não por coincidência o poster faz referência direta ao Arcano do MUNDO, no tarot, onde Sophia (a Sabedoria) caminha por uma girlanda envolvida nos 4 Mundos da Criação.


Ele começa sua jornada no Mundo Profano (Malkuth), mas um acontecimento trágico o leva a procurar por algo além do comum. No Nepal, ele começa seus estudos onde aprende os Exercícios de Visualização e Templo Astral no level Marvel e traça sua jornada até a posição de Mago Supremo. Não darei spoilers, mas nesta altura do campeonato quem já acompanha o blog consegue identificar os elementos da Jornada do Herói Clássica (o tutor, o intelectual, o interesse amoroso, o vilão, o abismo, o Herói solar…)


Se quiser saber mais sobre Hermetismo e Kabbalah, o livro de Kabbalah Hermética está em pré-venda na loja da editora Daemon


15 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Reflexão

bottom of page