Divisão Energética do I-Ching

Atualizado: 11 de mar.



Tradicionalmente, as pessoas estudam o I-ching a partir da divisão estabelecida por Rei Wein e não a questionam ou tentam modificá-la. Para mim, ela nunca fez nenhum sentido e a desculpa de "acompanhar a leitura do poema" não funciona. Sou um homem de ciência. Estudando o Enochiano, que foi compilado por John Dee no século XVI a partir da comunicação com anjos, cheguei à conclusão que ambos os sistemas falam a mesma linguagem e servem para medir a mesma coisa. Assim como se pode medir a temperatura de uma sala em Celsius ou Farenheit, o I-Ching, a Escada de Jacob (Kabbalah) e o Enochiano são maneiras de se quantificar os corpos Mentais, Emocionais e Espirituais do ser humano.


Tradicionalmente, o Diagrama de Rei-Wein é colocado como abaixo, listando todos os 64 hexagramas de uma forma desordenada e sem muito sentido, organizada a mais de 5.000 anos.


Os estudiosos do I-Ching não questionam ou tentam alterar esta estrutura, e o que vou fazer a seguir deve causar arrepios e mimimis nos defensores deste tradicional oráculo chinês... mas estamos no século XXI e tudo deve evoluir. Em primeiro lugar, estabeleci uma graduação que chamei de "yangs" entre os Hexagramas do I-Ching, fazendo-os variar de 0 yangs a 6 Yangs e redistribuí os hexagramas de acordo com suas faixas energéticas, como na figura abaixo, MODIFICANDO a sequencia de Trigramas do diagrama original:


Eu renumerei TODOS os Hexagramas, com base binária, e os redistribuí na grade de acordo com estes critérios. As cores são para facilitar a visualização.

A partir de então, pensei em uma maneira 3D de representar este diagrama, já que fica extremamente complicado visualizar uma estrutura 4D em uma tabela 2D e pensei em uma Esfera.


Para Desenhar a Esfera:


- No Eixo Central ficam, nas extremidades, 6 Yang e 0 Yang. O Equador ficará com os 20 Hexagramas que possuem 3 Yang. Ao longo do eixo, em R/3, estarão distribuídos 5 Yang, 4 Yang, 2 Yang e 1 Yang de cima para baixo.

- No primeiro círculo, localizado R/3 abaixo do Polo Norte, ficam 6 Hexagramas, dispostos em um Hexagono (5 Yang)

- No segundo Círculo, localizado 2R/3 abaixo do polo Norte, ficam 15 Hexagramas, dispostos em um dodecagono (12 lados) e 3 Hexagramas no Eixo (os 3 hexagramas "Equilibrados" ou harmônicos 101101, 110110 e 011011).

- No círculo do Equador ficam os 20 Hexagramas 3Yang, formando 3 Círculos concêntricos: Dois hexagramas (010101 e 101010) ficam no eixo Central; 6 Hexagramas ficam diretamente projetados sob os Hexagramas 5 Yang e 12 Hexagramas restantes são dispostos em pares formando um Hexagono exterior.

- No quarto Círculo, localizado 4R/3 abaixo do polo Norte, ficam 15 Hexagramas, dispostos em um dodecagono (12 lados) e 3 Hexagramas no Eixo (os 3 hexagramas "Equilibrados" ou harmônicos 010010, 001001 e 100100).

- No quinto círculo, localizado 5R/3 abaixo do Polo Norte, ficam 6 Hexagramas, dispostos em um Hexagono projeção dos Hexagonos do 1o círculo e 3o círculo (1 Yang e 3 Yang)

Minhas capacidades gráficas terminam no desenho que vocês vêem acima, mas estava pensando se existe entre os meus leitores alguém que manje de programas gráficos capazes de gerar esta estrutura que eu imaginei em flash, 3DMax, CAD ou outro software que pudesse gerar imagens bonitas (colocar os hexagramas em esferas que simulem vidro, essas coisas estilosas) para que, em uma segunda etapa, possamos trabalhar com Enochiano ou Kabbalah nesta estrutura 3D.

#Enochiano #Iching

53 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo