Dia do Médico

Atualizado: 30 de abr.

Coronis, filha do lápita Flégias e irmã de Íxion, foi amada por Apolo e esperava um filho dele. Antes de dar à luz, no entanto, teve uma aventura com Ísquis, um simples mortal. Apolo encolerizou-se ao saber da traição e pediu à irmã, Ártemis, que matasse a amante infiel com uma flecha. Apiedou-se, no entanto, da criança, e retirou-a do ventre da mãe antes que as chamas da pira funerária a consumissem. O menino, Asclépio, foi então levado ao centauro Quíron para ser educado.


Asclépio aprendeu rapidamente a medicina e tornou-se capaz de curar praticamente todas as doenças e traumas. Depois de algum tempo começou a ressuscitar os mortos, e aí Hades foi se queixar a Zeus, pois seu reino estava ficando vazio. Para que a ordem natural das coisas não fosse conturbada, Zeus fulminou Asclépio com um raio, mas em reconhecimento de seus méritos recebeu-o entre as divindades.


Com o tempo, Asclépio tornou-se popular e passou a ser cultuado em muitos lugares como deus da Medicina e muitos de seus templos estavam associados à cura de doenças. destes, o mais importante com certeza foi o Centro de Epidauro no Peloponeso.

#Festividade #Mitologia

3 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo