Curso de Tarô e História da Arte

Atualizado: 10 de mar.


curso-de-taro

Esta semana começa o Curso de Tarot e História da Arte – Arcanos Maiores, na plataforma EAD do EAdeptus. Um dos cursos que eu mais gosto de ministrar e com certeza um dos mais importantes para todo estudante de Hermetismo.


O Tarot, como o conhecemos, surge por volta do século XIV ao mesmo tempo em que a pressão da Inquisição sobre os judeus aumenta. Para não irem para a fogueira, rabinos fazem a conversão forçada ao cristianismo e, ao mesmo tempo, iniciam um processo para salvar todo o conhecimento da Tora de maneira que não fosse perdido jamais. E assim surge o Taro. Suas 22 lâminas representam cada uma das 22 letras do alfabeto hebraico e suas imagens trazem escondidas dentro do simbolismo todo o conteúdo da Árvore da Vida. No curso estudamos 12 tarots, ao todo. Isto é necessário para poder dar ao aluno toda a abrangência do que é o tarot. Começamos em 1460 com o Tarot mais antigo que existe, o Visconti Sforza; passamos pelo Tarot de Bolonha, pelo Ancient Italian até chegar do famoso Marselha. Deste, estudamos os Tarots de Oswald Wirth e Papus (Boemios), ambos de 1889 e com elementos esotéricos, maçônicos e rosacruzes em seu conteúdo e chegamos até 1904, com o famoso Rider Waite, o tarot mais vendido em todo o mundo. Ainda dentro das Ordens Herméticas, aprofundamos os estudos no Tarot de Thoth (o “proibido” tarot de Aleister Crowley), o tarot da Golden Dawn e o tarot Alquiímico e chegamos finalmente ao século XX com o Tarot Mitológico de Shaman-Burke. Como estudo paralelo da Kabbalah, sempre fazemos a comparação com o HKT2 (Hermetic Kabbalah tarot) com todas as suas referências. Desta maneira, o curso fica completo: o aluno vai conhecer não apenas os 22 Arcanos maiores, mas cada imagem de cada arcano ao longo do tempo; vai entender o que evoluiu, o que mudou, quais elementos entraram e sairam das ilustrações e por qual motivo… um curso completo que vai agradar desde quem nunca viu um tarot na vida até os mais experientes tarólogos, que poderão ter um estudo detalhado de cada símbolo presente em cada arcano.

O Curso se conecta com o Curso de Kabbalah Hermética, que faz a “subida da Serpente” pela mesma Árvore da Vida do Tarot, e o Curso de Arstrologia Hermética que estuda e aprofunda todos os símbolos e significados dos Planetas, Signos e Casas. Sobre Oráculos, recomendo o curso de Geomancia para aprofundar nas origens de como funcionam os Oráculos e sua conexão com o Sagrado Anjo Guardião. Recomendo ainda fazer o Curso gratuito de Exercícios Básicos de Hermetismo.

#Cursos #Kabbalah #KabbalisticTarot #Tarot

1 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo