Casamento em Beltane

Atualizado: 12 de mai.

O Sabbat de Beltane é celebrado no Hemisfério Norte em 1º de Maio e no Hemisfério Sul no dia 31 de Outubro e marca a união da Deusa e do Deus. É a união entre os princípios masculino e feminino da criação, a união dos meios de todos os poderes que trazem vida a todas as coisas. Representa a fertilidade dos animais e as colheitas do próximo ano. Comemora-se a fertilidade, o amor que dá forças à tudo e o retorno do Sol com toda a sua intensidade. A palavra Beltane vem do nome do Deus céltico Bel, Deus Celta do Sol e do Fogo, que era o senhor da vida, da morte e do mundo dos espíritos. Com grandes chifres, ao contrário dos dias de hoje, é sinônimo de poder, de masculinidade e de força. Tinne é uma palavra céltica que significa fogo. Assim, Beltane quer dizer Fogo de Bel.

Beltane é o tempo de fertilizar, nutrir e encorajar aquilo que plantamos em Ostara, que são nada mais nada menos que os nossos próprios desejos. Essa é uma época propícia para as magias que celebrem a fertilidade e a sexualidade. Inúmeros encantamentos para a cura, amor e a prosperidade eram feitos nesta noite, colhendo e utilizando plantas sagradas como o espinheiro branco e preto e o salgueiro, purificando os campos e os animais. Celebra-se a vida, a paixão, a sensualidade e a fertilidade em todos os sentidos – seja a do solo, a do corpo, a das idéias, do dinheiro, etc. É um ritual onde impera a excitação, a alegria e a volta da luz e do Sol.

Casamento de Um Ano e um Dia Todo ano me perguntam como funciona esse lance de “casar uma vez por ano”. Os homens, desesperados com a fortuna que gastaram na Igreja, festa e buffet e que mal aproveitaram, não conseguem imaginar “todo esse pesadelo uma vez por ano”; já as mulheres, ficam mais preocupadas em “como vão conseguir segurar os maridos por mais de um ano?” pois, na concepção profana, “casou, tá casado… não precisa mais se esforçar…é até que a morte os separe”.

Casar em Beltane implica em conquistar a pessoa amada todos os dias e manter o casamento interessante o suficiente para que a outra pessoa queira casar com você novamente no ano seguinte. É um casamento verdadeiramente profundo, em uma cerimônia simples, porém extremamente simbólica e poderosa em termos de magia.

Coroas, Taças e Adagas As guirlandas simbolizam, desde tempos antiqüíssimos, a eterna Roda do Ano e seus ciclos ininterruptos. Elas são utilizadas em Beltane como coroas estilizadas. Esse costume é remanescente das celebrações de Beltane da Europa Antiga, quando o melhor dançarino era homenageado com uma coroa de folhagens (representando o Deus) e a donzela mais bonita era coroada com uma guirlanda de flores e homenageada como a Rainha das celebrações de Beltane (representando a Deusa). Essa tradição continua até hoje e é por isso que em Beltane todos os participantes são ornados com guirlandas. Depois de acabada a decoração das coroas, chegou o momento da coroação. Os casais passavam em frente a fogueira de mãos dadas e coroavam-se um ao outro.

A celebração é linda, As mulheres se vestem de preto e os homens de branco. Perto da fogueira, as mulheres seguram uma taça de vinho, que representa o receptáculo feminino e o sangue da criação da nova vida. Os homens seguram um punhal, que representa a força e o orgão sexual masculino.

Então o homem evoca o Deus sol e se entrega a mulher, colocando o punhal dentro da taça de vinho. A mulher evoca a Deusa Lua, recebe o homem e bebe o vinho, simbolizando a fecundação. Então o sacerdote, no caso, o Mestre, une as mãos dos noivos com fitas, representando a união feita pelo amor e pela vontade.

Os convidados, em seguida, pegam flores dos diversos buquês que estão espalhados pelo local (lembrem-se que ao mesmo tempo é a celebração de Beltane, então todo o altar e templo estão cheios de flores de todos os tipos), com rosas, margaridas, tulipas, damas-da-noite, ervas, ciprestes e todo tipo de flores do ritual e vão passando por entre os noivos dando flores de presente e desejando seus votos de felicidade. Cada noiva vai montando, assim, seu próprio buquê de casamento que é único e construído a partir dos desejos sinceros dos amigos e parentes.

Depois, todos, noivos e convidados fazem uma roda em volta da fogueira e dançam ao som de uma música celta. O casamento tem duração de um ano e um dia e em cada Beltane é feito a renovação dos votos. O casal fica unido pelo amor e pela vontade.

#Sabbat

11 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo