top of page

Animais Fantásticos e a Kabbalah Hermética

Atualizado: 19 de mar. de 2022


animais-fantasticos01

O Novo Filme da Saga Harry Potter segue todos os passos da Jornada do Herói, mas não da maneira que você está pensando…


“Animais Fantásticos e onde Vivem” é um filme sensacional em todos os sentidos, que segue a Jornada do herói clássica, contando em pouco mais de duas horas toda a Aventura de um herói em direção à realização de sua Verdadeira Vontade: Abrir uma Confeitaria. Vamos acompanhar passo a passo a Jornada, comentando com episódios do filme:

animais-fantasticos-kabbalah

Malkuth – O Mundo Comum: O herói é apresentado em seu dia a dia, em sua vida normal, com a rotina que toda a normalidade carrega. Jacob Kowalski trabalha em uma fábrica de comida enlatada; seu dia a dia é inóspito e sem perspectiva de futuro, mas ele sonha em abrir o seu próprio negócio: uma Confeitaria. Um belo dia, Jacob está tentando pegar um empréstimo no banco quando de repente…


O Chamado à Aventura: A rotina do herói é quebrada por alguma coisa inesperada, incomum ou insólita. Nem preciso comentar… Representando HOD, o Elemento AR (sendo um magizoologista, ou a pessoa que recolhe e organiza todo o conhecimento de um determinado aspecto – no caso, Animais fantásticos – mais Ar impossível…). Newt Scamander atravessa a rotina de Jacob, trazendo-o para um mundo incomum.

Recusa ao Chamado: O herói não quer (ou não pode, por ser algo difícil) se envolver no acontecimento e prefere continuar na sua vidinha normal, na sua rotina. Apesar de todas as tentativas, Jacob tenta se livrar de Newt mas é puxado para o “Mundo Secreto” da Magia.

Encontro com os aliados/mentores: O herói se encontra com alguém mais experiente ou com uma situação que o force a tomar a decisão de sair da rotina e encarar o desafio. Jacob e Newt encontram seus respectivos pares românticos nas esferas de Netzach (Porpentina Goldstein), que carrega consigo a vontade de se reunir novamente ao grupo dos magos por ter sido expulsa (por causa de um rompante emocional – agredir uma no-maj que estava maltratando) e Yesod (Queenie Goldstein), que além de ser a condutora do Herói ainda possui os dons psíquicos e sensitivos lunares (leitura de mentes). Juntos, os 3 companheiros trafegam com Jacob pelos meandros da magia em uma jornada em busca da recaptura dos animais perdidos.


Travessia do Umbral: Enfim, o herói toma a decisão de encarar o desafio e se aventura em um mundo novo. Essa decisão pode ser baseada em muitos fatores, até algo que o obrigue, mesmo que não seja sua opção.


Testes, Desafios e Inimigos. A maior parte da história se desenvolve aqui. No novo mundo (fora do ambiente de rotina do herói) é que ele irá passará por testes, receberá ajuda (esperada ou inesperada) de aliados e terá que enfrentar os inimigos. Toda a ação dos antagonistas envolve personagens mais velhos, Percival Graves, diretor de Segurança Mágica, no melhor cargo de energia de Geburah, e Seraphina Picquery, a Presidente de MACUSA, a Sociedade Mágica Americana, que faz as vezes da anciã sábia que está tentando consertar todos os maiores problemas.


A Aproximação. O herói se aproxima do sucesso no objetivo de sua missão, mas o nível de tensão aumenta e fica um clima de dúvida e indefinição no ar. A Sombra, representada literalmente por uma… sombra destrutiva advinda da repressão dos poderes mágicos, ou seja, o próprio conceito de Qlipoth e da Sombra no Hermetismo, que mais cedo ou mais tarde, se reprimida, causará estragos inimagináveis na psique dos magos.


A Provação. Dispensa maiores explicações. É o auge do desafio no novo mundo. Vou manter esta parte em segredo com um ponto de interrogação porque se você assistiu ao filme, vai saber quem é o Desafio Primordial do Herói e se não assistiu e caiu aqui sem querer, eu sou legal bagaraio e não vou estragar a parte mais plot-twist para você…


A Recompensa. Logo depois de vencer a provação máxima, o herói conquista a(s) recompensa(s). Jacob recebe o lastro que precisava para o empréstimo no banco e poder abrir sua Confeitaria, além de um segundo presente na memória que permitirá a ele se tornar único em sua manifestação.


O Retorno/Deus-Ex Machina. É a parte mais curta da história. Após ter conseguido seu objetivo, o herói retorna ao mundo anterior. No filme, Newt e Porpentina conseguem resolver seus objetivos, e Jacob PENSA que perdeu tudo o que havia conseguido mas, no último momento, Newt aparece como Deus Ex-machina para entregar o Elixir.


O Elixir. É o fim da história. O herói já não é mais o mesmo, volta transformado ao seu antigo mundo, por isso, tudo é diferente. Através do lastro de prata que Newt entrega a ele, Jacob consegue o empréstimo que tanto precisava para realizar seu sonho. Através do contato com a Magia, ele é capaz de criar doces e guloseimas originais e únicas, seguindo sua Verdadeira Vontade no retorno ao Mundo Profano, onde colhe os frutos de sua Jornada.


Se você gostaria de saber mais sobre a Kabbalah e a Jornada de Heroi, seria legal dar uma conferida no Projeto do Livro de Kabbalah Hermética que escrevi. O Financiamento Coletivo já acabou, mas você pode comprar o livro na Loja da Editora Daemon. Como eu não faço parte dos grupos e foruns de debate sobre Harry Potter, se vocês puderem me ajudar a divulgar, eu ficaria imensamente agradecido.


20 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Reflexão

bottom of page