top of page

A Não-Forma

Atualizado: 16 de mai. de 2022

Texto de Chuang Tzu (*)

O Rei do Mar do Sul era age-conforme-teu-palpite, O Rei do Mar do Norte era age-num-relâmpago. O Rei do lugar entre um e outro era A Não-Forma.

Ora, o Rei do Mar do Sul E o Rei do Mar do Norte Costumavam ir juntos freqüentemente À terra do Não-Forma. Este os tratava bem.

Então, consultavam entre si, Pensavam num bom plano, Numa agradável surpresa para Não-Forma Como penhor de gratidão.

«Os homens», disseram, «têm sete aberturas Para ver, ouvir, comer, respirar, E assim por diante. Mas o Não-Forma Não tem aberturas. Vamos fazer nele Algumas aberturas».

Depois disso Fizeram aberturas em Não-Forma, Uma por dia, em sete dias. Quando terminaram a sétima abertura, Seu amigo estava morto.

Disse Lao Tan: «Organizar é destruir».

(*) Chuang Tzu foi um grande filósofo taoísta do Séc. IV a.C., os textos aqui publicados são fruto de um grande esforço de compilação e meditação de Thomas Merton, um monge católico do Séc. XX d.C. que estudou os textos de Chuang Tzu em várias fontes, nenhuma delas sendo a original, mas traduções da fonte original. Finalmente, coube a Paulo Alceu Lima traduzir a Merton, do inglês para o português, conforme visto no livro “A Via de Chung Tzu” (Ed. Vozes, esgotado)

0 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Reflexão

bottom of page