A Maçonaria na Alemanha

Atualizado: 26 de abr.

Por Kennyo Ismail

Há na Alemanha 05 diferentes Grandes Lojas Regulares. Até aí tudo bem, algo normal se comparado com muitos outros países. A diferença é que essas 05 Grandes Lojas da Alemanha formaram juntas um corpo maçônico diferente. Elas são independentes, soberanas, possuem seus Ritos, paramentos, legislação e líderes distintos. Porém, as 05 formam juntas o que podemos chamar de “Maçonaria Unida da Alemanha”: Todas as 05 Grandes Lojas abriram mão oficialmente de sua soberania em assuntos de relações exteriores e de relações públicas, concedendo essa autonomia à essa instituição nacional. Esse Corpo Maçônico, chamado de “Grandes Lojas Unidas da Alemanha” é composto por um Senado e uma Diretoria que possui Grão-Mestre, Adjunto, Grande Secretário e Grande Tesoureiro. As Lojas elegem os membros do Senado, geralmente indicados pelo Grão-Mestre de cada Grande Loja participante. O Senado indica o Grão-Mestre e seu Adjunto, e a Assembléia dos Veneráveis aprova ou reprova a indicação do Senado. O Grão-Mestre nomeia o Grande Secretário e o Grande Tesoureiro. As 05 Grandes Lojas que compõem as Grandes Lojas Unidas da Alemanhã são:



– Grande Loja de Maçons Livres e Aceitos da Alemanha Velha (260 Lojas) – Grande Loja Landesloge de Maçons da Alemanha (120 Lojas) – Grande Loja Mãe Nacional (40 Lojas) – Grande Loja Canadense e Americana (30 Lojas) – Grande Loja dos Maçons Ingleses na Alemanha (20 Lojas)

Juntas, possuem o aproximadamente a 470 Lojas e 14.000 Irmãos Maçons. A Convenção que elege o Senado e o Grão-Mestre e seu Adjunto ocorre a cada 03 anos. As 11 cadeiras do Senado são proporcionais ao tamanho de cada Grande Loja participante:

– GLMLAAV – 05 senadores – GLLMA – 03 senadores – GLMN – 01 senador – GLCA – 01 senador – GLMIA – 01 senador.

O Senado é presidido pelo Grão-Mestre, que não tem direito a voto. As Lojas de Pesquisa são filiadas diretamente à Grandes Lojas Unidas da Alemanha, e ela possui tratados de reconhecimento com nada menos do que 172 Grandes Lojas no mundo. Agora o ponto mais interessante: nos eventos das Grandes Lojas Unidas da Alemanha, os 05 Grão-Mestres têm o costume de usarem aventais de Aprendiz Maçom para simbolizar que, apesar de Grão-Mestres, eles são eternos Aprendizes.

#Maçonaria

1 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo