top of page

A Caixa de Fósforos de Prata

Atualizado: 26 de abr. de 2022

Tradução pelo V. Ir. Luiz Carlos de Mello

Em 22 de Outubro de 1897, o Ir. Major R.L.S. Badham, que estava ocupando a Cadeira (de VM na Emulation Lodge of Improvement), trabalhou o segundo grau de um modo descrito como, exemplar, pelo então Membro Sênior do Comitê (diretivo da Emulation Lodge of Improvement), o Ir. Robert Clay Sudlow, que atuava como Preceptor* naquela ocasião. Sudlow subsequentemente presenteou-o com uma caixa de fósforos de prata para marcar o êxito; ele também — às suas próprias expensas até que o restante do Comitê decidiu que ele deveria ser aliviado do ônus — deu presentes similares a outros Irmãos que chegaram à semelhante padrão. Em poucos anos isto se tornou um costume estabelecido, e um Irmão que trabalha uma cerimônia na Cadeira ( do Venerável Mestre) “sem a necessidade de auxilio ou correção” recebe uma caixa de fósforos de prata, com seu nome gravado na frente e atrás tendo por cabeçalho “E. L. OF I.” e abaixo a cerimônia trabalhada, junto com o ano (p.ex. “2º Grau & T.D. 1975”).


Se o Irmão posteriormente trabalhar uma cerimônia diferente sem correção, será igualmente gravada, e se ele trabalhar as quatro cerimônias sem correção, as palavras “COMPLETE RECORD” é adicionada ao final da lista. O requisito para qualificação é que a cerimônia deve ser trabalhada pelo Mestre sem quaisquer erros quer em palavras quer em ações.

Até o momento, 355 Irmãos receberam a caixa de fósforos, dos quais 120 obtiveram o registro completo.

Não há dúvida de que durante anos muitos Irmãos foram motivados a trabalhar na Emulation Lodge of Improvement com vistas a receber esta honra incomum. Entretanto, eles não devem ignorar que a caixa de fósforos é apenas uma indicação estrita de precisão; ela nada diz sobre a qualidade ou solenidade da cerimônia. Muitas cerimônias de fraseado perfeito podem apenas ser descritas como sem imaginação, enquanto por outro lado muitos Irmãos cuja obtenção da caixa de fósforos foi questionada até o final de seus dias na Emulation Lodge trabalharam cerimônias inspiradoras das quais qualquer um poderia com justiça se orgulhar.

* Preceptor é um Irmão Past Master com muita experiencia e conhecimento do Ritual, que atua instruindo e corrigindo os Irmãos que estão trabalhando no ensaio ou Loja de Instrução.

Referencias bibliográficas. – SISTEMA DE EMULAÇÃO ATUALIZADO pelo V. Ir. G.F. REDMAN. 1ª Edição – 2007.

1 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Reflexão

bottom of page